A partir dessa semana a Educação Infantil do Colégio Cristão Efigênia Tobias iniciará um estudo sobre a nossa região, a região Sudeste. Vivenciaremos o aprendizado com muitos laboratórios, atividades dinâmicas e muita pesquisa. Então mãos a obra!!
A região Sudeste é conhecida por sua força econômica e suas grandes cidades. Nela estão localizadas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Espírito Santo, algumas das principais cidades brasileiras e importantíssimas para a economia nacional.
Fato marcante no Sudeste é sua população. A região é a mais populosa do Brasil, com mais de 90% da população morando em áreas urbanas, sendo também a mais urbanizada. Além disso, seus índices econômicos são altos, assim como a taxa de industrialização. Em um passado não muito distante, no século XX, foi o território que mais atraiu migrantes em busca de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho.
Com o rápido desenvolvimento econômico essa região atrai a migração de pessoas de todo o país em busca de melhores condições de vida, formando assim uma grande fusão cultural no sudeste.
O relevo do Sudeste é composto da planície litorânea atlântica, principalmente os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais é o único estado dessa região que não possui litoral. São Paulo tem sua maior parte sobre os planaltos, mas possui uma região litorânea com muita influência histórica, a região da baixada santista.
A culinária da Região Sudeste é bastante rica. Tanto as culturas de doces como comidas salgadas são bastante variadas e apreciadas no país inteiro.
O Rio de Janeiro tem como prato marcante a feijoada.
São Paulo, por ser um grande polo industrial e abrigar diversas culturas, possui gosto variado na culinária regional. Por ser uma típica "cidade grande", tem grande quantidade de redes de "fast-food", que são muito usadas pelos habitantes. Típico na cozinha paulista estão três pratos principais: galinha d'Angola à paulista, empadinhas de Cananeia e o cuscuz paulista, sendo esse último o de maior visibilidade nacional.
O Espírito Santo se destaca com a moqueca, apontada como o prato símbolo da cozinha capixaba. Pode ser feita com siri, peixes, camarão e ainda outros frutos do mar. O prato é herança da culinária indígena e faz muito sucesso entre os habitantes do estado. Entretanto, da Região Sudeste o estado que apresenta maior tradição culinária é o de Minas Gerais. A culinária mineira é nacionalmente famosa, tendo várias comidas típicas e que caíram no gosto popular. O pão de queijo mineiro, por exemplo, é apreciado em todo o Brasil. Além desse, o tutu de feijão e feijão tropeiro.
Para quem quer conhecer a região sudeste, alguns pontos turísticos são imperdíveis. No Rio de Janeiro o Cristo Redentor aguarda os visitantes de braços abertos para ver de perto este cartão-postal no Corcovado, assim como o mundialmente famoso Pão de Açúcar e ainda dar uma volta de bondinho para chegar lá.
Em São Paulo, assim como no Rio de Janeiro, existem belíssimas praias, incluindo Ubatuba e Guarujá, além do Instituto Butantan que é responsável pela maior parte da produção de soros hiperimunes e antígenos vacinais a partir de ofídios. Outra dica é visitar o Museu de Arte de São Paulo (MASP), privado e sem fins lucrativos, localizado na capital do estado na Avenida Paulista, onde estão guardadas mais de 8 mil obras de artes de vários períodos e países.
Em Minas Gerais as opções de roteiro também são inúmeras, dentre elas podemos citar a capital Belo Horizonte, com a belíssima Praça da Liberdade que detém o magnífico conjunto arquitetônico Palácio da Liberdade, que sediou grandes eventos históricos e é um dos mais famosos cartões-postais do estado. Para quem gosta de compras, o Mercado Central imenso com mais de 400 lojas é uma ótima pedida, com corredores de diversas temáticas e produtos típicos de Minas.
No Espírito Santo é possível se aventurar pelas dunas de Itaúnas, que chegam a 30 metros de altura e também visitar refúgios naturais, como Parque Estadual de Itaúnas e a Reserva Biológica de Duas Bocas.
Com tantos roteiros e atrações impressionantes, a região Sudeste é um ótimo destino para viajar e se surpreender.
Comments